A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) do Amazonas emitiu até outubro de 2023 aproximadamente 526.505 Carteiras de Identidade Nacional (CINs). Desses documentos, 27.209 ainda estão disponíveis nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), aguardando a retirada pelos cidadãos. A informação foi confirmada pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo (IIACM), responsável pela emissão.
Desde maio de 2023, a nova CIN, que é emitida gratuitamente, tem sido uma demanda crescente, mas também se observa um alto número de documentos não retirados pelos solicitantes. O Instituto alerta que muitos cidadãos ainda não buscaram o documento pronto.
Postos com maior volume de documentos aguardando retirada
Entre os postos, o PAC Via Norte lidera com 3.350 carteiras, seguido pelo PAC Shopping Leste, com 3.244, e o PAC Alvorada, com 3.094 documentos pendentes.
“O Amazonas já emitiu mais de 500 mil CINs, mas mais de 27 mil documentos ainda estão nos PACs aguardando a retirada. Aconselhamos que os cidadãos verifiquem o status do documento no site e busquem-no o quanto antes,” afirmou Mahatma Porto, diretor do IIACM.
Como realizar a retirada do documento
A SSP-AM orienta os cidadãos que solicitaram a CIN a acompanhar o andamento do processo no site de agendamento. Para verificar se o documento está pronto, basta acessar a aba “Consultar Agendamento”, no site da SSP-AM.
Após confirmar que a CIN foi impressa, o cidadão deve se dirigir ao PAC onde fez o agendamento para efetuar a retirada do documento.
